Recent comments

Novidades

A nomenclatura das placas AMD Radeon

A nomenclatura das placas da família Radeon, desenvolvidas pela AMD, têm regras semelhantes a da Nvidia.


A nomenclatura das placas Radeon segue Prefixo, Mobile, Geração, Performance relativa, Revisão e Sufixo.



Prefixo: As séries mais recentes trabalham com os prefixos R5, direcionadas ao usuário comum; R7, direcionada ao público gamer; e R9, orientadas aos profissionais que atuam com gráficos de alta performance e gamers profissionais. A série 400, a mais recente, utiliza RX para todos os públicos.

Mobile: As placas que têm seus nomes compostos com a letra M são orientadas ao uso em notebooks e tablets.

Geração: As placas AMD Radeon estão agora na série 400, então vamos ter aqui os números 2, 3 e 4 representando a geração. Quando maior o número que aparecer no campo de geração, mais recente é a fabricação daquele modelo.

Performance relativa: Semelhante à série GeForce da Nvidia, a AMD Radeon utiliza numeração para definir a performance relativa de suas placas de vídeo, quanto maior for o número, melhor será a performance, também será maior a necessidade de energia, o aquecimento gerado pela placa e o valor do hardware.

Revisão: Também segue a mesma regra já vista na Nvidia: pode ser 0, caso seja o primeiro modelo dentro da série a oferecer determinado nível de performance relativa; ou 5, caso não seja o primeiro modelo com aquele grau de performance, o que geralmente significa a melhoria de algum desempenho, sem implicar em uma mudança na performance relativa da placa.

Sufixo: Modelos que terminam com X têm performance superior aos modelos do mesmo número sem o X, semelhante ao uso da nomenclatura Ti nas placas de vídeo GeForce da Nvidia.

Nenhum comentário